Quando somos vistos pelo que somos

Quando não somos vistos pelo que somos, nós sofremos.
Trecho do livro: Dê o Passo A Ponte estará Lá de Grace Cirocco

Vivemos numa sociedade que nos pressiona para a carreira, para o dinheiro, para o sucesso, para a realização, como se a conquista do material pudesse saciar quem somos em nossa essência. Lembro que quando estava para decidir sobre a faculdade que desejaria fazer e a carreira que desejaria seguir, uma pessoa me questionou; “você vai viver de que?”, “vai montar uma barraca na Praça da República?”. Enquanto que outra me orientou: “faça o que você tem vontade”. Optei naquela oportunidade por fazer Artes Plásticas. Fui vista sob dois olhares. Um olhar me viu pelo que eu era, o outro olhar me via, mas não me enxergava.

Em várias outras situações durante minha vida, passei pelo mesmo cenário, porém com proporções e consequências bem diferentes. Mas sempre teremos em nossas vidas pessoas que veem nossa essência e outras que simplesmente não tem essa habilidade. Uma das lições que aprendi nessa vida é a de que não podemos esperar de uma pessoa, aquilo que não esta pode nos dar. Não espere amor, de quem não tem capacidade de amar. Não espere verdade de alguém que pratica a mentira. Não espere respeito de quem não sabe o significado disso.

Hoje depois do avc, aprendi muitas coisas novas, de uma forma intensiva. Digamos que passei por um intensivão da vida. Aprendi que posso ser vista pelo que sou. Mas só posso ser vista pelo que sou se eu assim o permitir; permitir que outras pessoas conheçam a minha essência. Andei me escondendo das pessoas do passado. Andei pensativa. Procurei me manter isolada das pessoas que me conheciam para não me expor. Não quis ser vista pelo que me tornei. Não queria que percebessem minha tontura, meu cansaço, meu desequilíbrio, minha falta de coordenação, enfim não queria que conhecessem a nova pessoa que me tornei. O que mudou não foi só o aspecto físico, mas valores diferentes agora fazem parte da minha essência.

Mas não resisti às amizades autênticas e genuínas. Pessoas que me deram o tempo necessário para a introspecção. Pessoas que respeitaram meu período de caverna. Pessoas que me viram e me enxergaram. Pessoas que usaram a empatia com sabedoria. Pessoas usadas por Deus que alimentaram minha alma com livros maravilhosos. Pessoas que me inspiraram com gestos sinceros. Pessoas que me adornaram com orações. Pessoas que me deram carinhos físicos que foram sentidos na alma. Agradeço à Deus, pela vida de vocês que hoje me veem pelo que sou. Obrigada.

O problema do significado da vida é solucionado pelo mistério do amor.
Sam Keen

Imagem: internet