Diferentes gerações cozinhando

Tenho excelentes lembranças tomando esta ação. Três pessoas me ensinaram a cozinhar macarrão. As três marcaram fases distintas de minha vida.

Imagem: internet

A primeira pessoa com quem aprendi a cozinhar macarrão foi meu pai quando eu tinha 9 anos. E se eu tinha 9, ele tinha 47 anos. Estávamos no sítio em Atibaia. Sítio este em que eu e meu pai fazíamos longas caminhadas de mãos dadas. Numa noite de um final de semana qualquer estávamos sozinhos, sem a presença de minha mãe. Estávamos como sempre passando o final de semana na casa de madeira. Meu pai me ensinou a cozinhar espaguete com molho vermelho. Foi meu primeiro contato com o fogão. Meu pai já estava me orientando, me ensinando a sobreviver. Tenho saudades desse pai. Esse, que o tempo não traz mais. Só a memória pode trazê-lo.

A outra pessoa com quem aprendi a cozinhar macarrão com molho vermelho foi minha pastora. A pra. Beth. Eu já era adulta, casada, com filho. Eu estava no apartamento dela, no bairro do Ipiranga, e ela lá me ensinando a fazer um molho maravilhoso. Estávamos com mais pessoas, mas não lembro quem. Eu estava aprimorando minhas poucas ou quase inexistentes habilidades culinárias. Aos poucos fui aprimorando a técnica. Fizemos o mesmo prato da minha infância. Só que agora eu registrava as informações com mais consciência. Nunca havia comido um macarrão com um molho daquele. Tento fazer o mesmo, mas o dela sempre terá um sabor diferente. Sabor de amor.

Agora a criatividade e a praticidade aprendi na televisão. É claro que falando de cozinha não poderia faltar a Ana Maria Braga...rs. Aprendi com ela a fazer macarrão na panela de pressão. Foi espetacular.

O mesmo tento aplicar com meu filho, Philippe, que hoje já sabe cozinhar o básico sozinho. Ainda estamos nesse momento passando por um período de reeducação alimentar. Mas chegaremos lá! Espero que meu filho encontre no caminho de sua vida outras pessoas maravilhosas que o auxiliem a aprimorar suas habilidades culinárias. A cozinha é algo de amor, feito com amor e transmitido com amor, que se passa de geração à geração. Faça você o mesmo! 

Hoje sou capaz de fazer um macarrão maravilhoso. Inovador como o da Ana Maria Braga; com sabor de amor, igual ao da minha pastora e cheio de saudades, como o do meu pai.