Pensamentos disfarçados de sentimentos

Todos já tivemos machucados que doeram muito. Seja no momento de uma queda, de um corte ou de um acidente. Todo machucado logo é tratado e cuidado com o objetivo de um pronto restabelecimento e de uma cicatrização rápida. Procuramos cuidar de todo e qualquer mal físico para estarmos aptos à vida normal. Porque então não cuidamos de nossas almas com o mesmo zelo e rapidez? 

Da mesma forma que não fomos ensinados a identificar a nossa alma e a sua forma de existência, podemos não perceber quando ferimos a alma de outras pessoas. Assim foi com nossos avós, pais e conosco também, mas ainda é tempo de corrigirmos nossas ações, para que aqueles que estão ao nosso redor, não sejam mais feridos 'na mesma moeda'. É necessário curar as almas feridas. É necessário acabar com a omissão. É necessário ter discernimento.

A alma fala conosco através dos sentimentos, e os sentimentos, por sua vez, são a linguagem da alma; por isso precisamos estar atentos aos nossos sentimentos, respeitá-los e analisá-los adequadamente. Mas precisamos ter cuidado com os pensamentos disfarçados de sentimentos.

Assim como já nos machucamos fisicamente, já tivemos também nossas almas feridas. Podemos inclusive carregar dores e mágoas até o fim de nossas vidas; porque é possível sentir hoje a mesma dor do passado; é a ferida do passado que ainda está aberta. A questão para termos nossas almas curadas é reconhecer a diferença entre sentimento e pensamento.

Eu fui ferida em minha alma repetidas vezes, desde a infância. Sempre senti minha alma rasgada e dilacerada. Foram muitas as ocorrências durante 36 anos de vida: decepção, rejeição, desprezo, traição, depressão, abuso sexual, moral e espiritual. O problema é que tudo o que eu senti, eu também pensei, interpretei e racionalizei.

Por anos eu cultivei meus sentimentos negativos como um agricultor que cultiva com zelo a sua terra. Cada sentimento foi confundido com memória, e assim fui criando argumentos em minha mente, fui construindo fortalezas morais sobre o certo e o errado. Misturei sentimentos com pensamentos. Me tornei uma pessoa reativa, sempre na defensiva a fim de evitar dores adicionais na alma.

Mas como um ser humano racional pode ignorar a sua experiência anterior no momento em que algo ocorre? Não é normal lembrar-se de tudo que sabe sobre o assunto e reagir de acordo com isso?
Pode ser 'normal', mas não é 'natural'. Normal e natural não são a mesma coisa. Nada é mais natural do que o amor. Se agirmos amorosamente, estaremos agindo naturalmente. Se agirmos temerosamente, ressentidamente, zangadamente, poderemos estar agindo normalmente, mas nunca naturalmente. (citação do livro Conversando com Deus de Neale Donald Walsch)

Não perca tempo sendo reativo. É perda de tempo ficar analisando os fatos negativos de sua vida. Você não tem tempo pra perder com ressentimentos. Perdoe e 'bola pra frente'. 

Você está nesse mundo para 
Saber Quem É  e  Criar Quem Deseja Ser.