Qual a natureza da fé?

A fé tem duas naturezas; uma natural e outra sobrenatural. Suas diferenças são completamente opostas. Mas o que é fé? Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. [Hebreus 11:1]

A fé natural - Ver para Crer

O melhor exemplo para ilustrar a fé natural está em um episódio da vida de Tomé. Tomé participou da última ceia, testemunhou a prisão, a condenação e o sofrimento de Cristo, assim como sua crucificação e morte. Após três dias, os discípulos começam a relatar que Cristo está vivo e que apareceu a eles. Tomé não estava nessa ocasião e ao ouvir essa notícia diz: << Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei.>>. Uma semana mais tarde, Cristo aparece a Tomé e lhe dirige a palavra: << Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia.>>. Nesse momento Tomé crê e responde: << Senhor meu e Deus meu! >>. Então Jesus lhe diz: << Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram.>>. [João 20]

A fé natural é a fé dos racionalistas. É baseada no que se pode provar. É acreditar que o homem já foi à lua por causa das evidências. É acreditar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa porque se prova matematicamente. É acreditar na existência dos micróbios porque são vistos através de microscópio. A fé natural é uma fé vazia de qualquer poder sobrenatural; é a fé do mundo pós moderno.

Ao exercer somente a fé natural será impossível a alguém, obter resultados sobrenaturais. A fé natural produz unicamente resultados naturais; mas se você deseja resultados sobrenaturais, se deseja receber o impossível de Deus deverá exercer um outro tipo de fé.

A fé sobrenatural - Crer para Ver

O melhor exemplo para ilustrar a fé sobrenatural está em Abrão (mais tarde Abraão). Com 75 anos, apesar de casado com Sarai (62), ele ainda vivia na casa de seu pai e cercado de sua família; mas ele não tinha filhos. É necessário observar que de acordo com os usos e costumes daquela época, os casamentos ocorriam muito cedo e o nascimento de filhos era considerado uma benção de Deus. No caso em questão, ambos muito provavelmente já haviam desistido de ter filhos. Um dos dois era necessariamente estéril.

Foi nesse cenário que Deus disse a Abrão (mais tarde Abraão) << Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. >>. [Gênesis 12: 1 ao 3]

Mais tarde, a gravidez de Hagar veio apenas a confirmar que a esterilidade não estava em Abrão, mas apenas em sua esposa. Mas ele veio a descobrir que Ismael não era o filho da promessa. Veja o que disse o SENHOR << Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro. >>. A descendência prometida por Deus estava no ventre da mulher estéril. O SENHOR continuou ainda o levando para fora da tenda, e disse: << Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. >>. E prosseguiu: << Assim será a sua descendência. >>. Diz ainda a Palavra em Gênesis 15: 6, Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.

Então podemos perguntar: Essa fé de Abraão estava baseada em que? Que tipo de fé irracional é essa? Como esperar uma descendência numerosa de uma mulher estéril? Resposta: A fé de Abraão se baseava, exclusivamente, na Palavra de Deus. 

Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho. [Gênesis 21:5] Sara foi mãe aos 87 anos*. 

Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

 Explicação para a idade de Sara ao dar a luz Isaque. Sara viveu 127 anos [Gênesis 23:1] e Isaque casou com Rebeca aos 40 anos [Gênesis 25:20]. Então quando Isaque nasceu Sara tinha 87 anos e Abraão 100 . Pois logo que Sara morreu Isaque casou.