Mais sutil do que a perspicácia

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. FiIipenses 4: 6


Já viu aqueles aviões que jogam alimentos em regiões atingidas pela fome? Grandes amarrados de alimentos são lançados aos ares e sobrevoam as regiões mais carentes do mundo com seus paraquedas. Mesmo com os alimentos ainda nos céus, já é possível imaginar a algazarra e o alvoroço. Quando caem ao chão centenas de pessoas aparecem e é muito comum a ocorrência de terríveis tumultos, brigas e conflitos. 

É sobre esse sutil fragmento de pensamento que desejo propor uma analogia. Considere certas comunidades ou grupos de pessoas; pode ser o setor de vendas de uma empresa, um grupo de amigos da escola ou da faculdade, e até uma igreja onde teoricamente a atmosfera é de partilha. Quando alguns são abençoados, recebendo dádivas de Deus e outros não, aqueles que não foram agraciados podem olhar com maus olhos, iniciar fofocas, provocar intrigas, contendas e até reclamar com Deus. É mais comum do que se imagina e muito mais sutil do que a perspicácia.

O mau se enreda em seu falar pecaminoso, mas o justo não cai nessas dificuldades. Provérbios 12: 13 (nvi)

Creio que já ocorreu com todos nós. Por vezes fomos abençoados com algo realmente maravilhoso e ao ouvirmos algumas palavras de amigos e até de familiares, algumas felicitações e cumprimentos, sentimos no ar um sinal sutil de fumaça. Se não nos afastarmos, logo percebemos o manifestar da inveja, da cobiça ou até do ciúmes. A Palavra diz que quando alguém deixa de receber é porque pediu mal.

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4: 3 (nvi)

Todos, sem exceção, podem ser abençoados e agraciados com o que desejam ou precisam, mas é necessário saber pedir. É necessário pedir com o coração certo, com a motivação certa. Tudo de bom está ao alcance daqueles que estão no amor de Cristo.


Imagem: internet