Felicidade: Seu Direito ao Seu Alcance.

Sabemos que a união e a amizade são muito importantes. A amizade genuína (raríssima nos dias atuais) é baseada na confiança. E a confiança vem da abertura, da transparência e da honestidade. Com base na confiança aparece a verdadeira amizade, a amizade genuína. Olhando por essa ótica percebemos realmente que não há como desenvolver a confiança em alguém, se este não estiver aberto, se este não for transparente e honesto conosco. Não podemos confiar em quem não nos oferece isso.

Somos todos seres sociais. E em todos nós existe essa essência, essa característica. E para a sobrevivência individual de cada ser humano, é necessário que a cooperação genuína e o senso de comunidade façam parte da vida. Ninguém sobrevive sozinho ou isolado. Hoje a melhor conjugação dos verbos estará para sempre, na segunda pessoa do plural. NÓS! NÓS! NÓS! Sozinho você chega mais rápido, mas juntos chegamos mais longe. Hoje percebemos de forma mais consciente que a única barreira existente entre nós, seres humanos sociais, é a pele. Analise e reflita sobre isso.

Ouvi recentemente um sábio dizer que todo ser humano tem a mesma semente de compaixão, por que todos são nascidos de mães que amaram, zelaram, amamentaram e cuidaram de seus filhos. A teoria dele se baseia no amor de mãe, explicando que se trata da mais sincera e poderosa semente de compaixão que um ser humano pode receber. Nesse momento eu questiono: “e as crianças indesejadas?”, “e as crianças que foram planejadas para segurar um casamento?” ou ainda, “e as crianças abusadas, vendidas, rejeitadas ou dadas para adoção?”.

Os seres humanos compassivos e unidos são mais felizes. Concordo. Desfrutam de amizades genuínas. Concordo. Sabem por experiência o que é cooperação genuína e possuem um apurado senso de comunidade. Concordo.

E os demais seres humanos que não receberam a mesma semente de compaixão? Como fazem para buscar a sobrevivência? São estes, seres humanos, desejosos por amizade, carinho, respeito, dignidade, atenção, amor, compaixão, zelo e cuidado. Para que sobrevivam, precisam da cooperação genuína e precisam sobretudo descobrir e experimentar o que é o senso de comunidade. O que é comunhão.

Onde encontrar isso nos dias atuais? Onde, se a grande maioria se protege e se preserva dentro de suas casas? A fé religiosa pode ser a solução para muitos. Mas a fé sem cooperação e sem o senso de comunidade enfraquece, adoece e morre, prejudicando e confundindo ainda mais, quem precisa. 

Na minha visão, a comunhão e a cooperação são atributos do “tecido” da humanidade; que tornam possível uma existência de amor e fé, em unidade, na diversidade e na adversidade. Dessa forma, acabamos todos recebendo de uma maneira ou de outra, uma maravilhosa semente de compaixão, seja de mãe, de familiares, de Deus ou de amigos genuínos. E finalmente desfrutando da felicidade.

Todos somos seres humanos 100% iguais em um aspecto: todos nós desejamos ter uma vida feliz. E todos nós temos esse direito. Independente de termos recebido amor ou rejeição, de termos recebido carinho ou abuso, independente de sermos deficientes ou não. É um direito inalienável. Pense nisso.


Imagem: internet