Nem minhas bonecas se casavam

Nunca consegui sonhar com meu vestido de noiva. Nunca sonhei com um casamento na igreja. Eu simplesmente não imaginava isso em minha vida. Nem minhas bonecas se casavam.

Tudo começa e sempre começará, na infância com os referenciais. Cada ser humano ainda em sua infância, absorve tudo à sua volta. Qualquer criança será assim. Isso é individual, nasce no interior de cada ser humano. Os bebês vão crescendo e aprendendo na base da observação. Os bebês vão crescendo e absorvendo informações, e na medida em que crescem se tornam crianças, vão desenvolvendo sentimentos, emoções e comportamentos, até a vida adulta.

Todas as gerações em formação, são assim. Vão crescendo, observando, aprendendo, interpretando ações e comportamentos. A formação da personalidade do ser humano é estimulada através da personalidade dos pais, educadores e outros que vivam próximos a tais crianças por longos períodos. Por isso, o comportamento exercido e praticado pelos pais interfere diretamente no cumprimento ou não de suas responsabilidades, quanto à educação dos filhos.

O primeiro casamento que conheci foi o de meus pais. Não lembro de meus pais tendo um bom relacionamento, um envolvimento carinhoso, amoroso ou no mínimo sadio. Não me lembro de meu pai zelando por minha mãe ou de minha mãe amando e cuidando de meu pai. Cresci ouvindo brigas e discussões; meu irmão mais velho era o alcoolismo. Não havia felicidade, comunhão, amizade ou realização. O proceder deles influenciou diretamente a leitura que eu fiz de 'Família'. Para mim o casamento se tornou sinônimo de briga e desentendimento, de separação e divórcio, de amargura e rancor, de alcoolismo e depressão. Nem as minhas bonecas se casavam.  

Se você vive em matrimônio e já tem filhos ou pretende tê-los, reflita sobre suas atitudes. A família é Projeto de Deus. Tenha responsabilidade e sabedoria, faça o que é certo, correto, decente e honesto.

Nem minhas bonecas se casavam.