Quando de fato nascemos?

Quando de fato nascemos?

Com este texto, pretendo testemunhar e apresentar alguns indícios que evidenciam que cada ser humano já existia muito antes da concepção, muito antes de qualquer planejamento familiar.


1. A reflexão de Drummond sobre o nascimento

Há algumas semanas, durante uma palestra sobre ‘Famílias Psicossomáticas’ com a Drª. Ilma Cunha, conheci um trecho do poema “Nascer” de Carlos Drummond de Andrade.

O texto é amplamente analisado na psicologia e psicanálise por tratar do universo simbólico do ser humano, sua pré-existência e pertencimento ao seio familiar antes do nascimento.

Trecho deste poema:

“Eles nascem antes, nascem no momento em que se anunciam, quando há realmente desejo de que venham ao mundo.”

Drummond conta a história de um menino, muito desejado por sua família, chamado João. Antes de nascer, João já tinha nome, enxoval, brinquedos e até profissão — uma narrativa que mostra o quanto uma criança é esperada e aguardada, mesmo antes do nascimento.


2. Uma experiência pessoal

Tenho uma memória envolvendo meu filho que desejo compartilhar. Foi no final de 1990, quando eu tinha 16 anos, na Suíça, com meu pai. Fomos jantar na casa de um amigo dele, e na mesa, o amigo soletrou seu próprio nome: P-H-I-L-I-P-P-E.

Naquele instante, algo se gravou profundamente em minha memória. Uma sensação inexplicável indicava que aquele nome teria significado especial em minha vida futura.

Na época, eu ainda não conhecia Deus ou o Espírito Santo, e não sabia que Ele se comunicava (e se comunica até hoje) com o ser humano. Só muitos anos depois entendi o que havia ocorrido naquele momento.

Durante a adolescência, eu era despretensiosa em relação ao futuro, mas tudo mudou ao me casar e descobrir, um ano depois, que estava grávida.


3. Philippe: um menino que sempre existiu

Mesmo antes do nascimento, eu tinha certeza que carregava um menino no ventre. O nome Philippe estava fortemente impresso em minha mente.

Philippe nasceu em 13 de setembro de 1996, mas sinto que ele sempre existiu. Porque tenho esse sentimento?


4. A perspectiva bíblica da pré-existência

A Bíblia nos ensina que nascemos antes da fundação do mundo, ou antes da criação do Universo.

Passagens bíblicas que atestam essa afirmação:

✔ Efésios 1:4-5 (versão NVI)

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,...”

✔ Efésios 1:4-5 (versão Bíblia Judaica Completa)

“Ele nos escolheu em amor, no Messias, antes da criação do Universo para sermos santos e sem defeito em sua presença. Ele determinou de antemão que por meio de Yeshua, o Messias, fôssemos seus filhos - de acordo com seu prazer e propósito.”

E ao profeta Jeremias, Deus fala que Ele o conhecia antes do ventre: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” - Jeremias 1:5


5. Profecias sobre o Messias

E os avisos sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição do Messias? O Antigo Testamento tem mais de 54 profecias sobre Jesus como Messias, todas cumpridas. São mensagens de diferentes épocas, transmitidas por pessoas de idades e funções diversas, em culturas distintas.

Alguns detalhes proféticos sobre o Messias:
⇢ Nasceria de uma virgem, descendente de Judá
⇢ Seu ministério incluiria cura, consolo aos quebrantados e proclamação de liberdade aos cativos
⇢ Seria traído por um amigo, humilhado, espancado e crucificado
⇢ Suas mãos e pés seriam traspassados e receberia vinagre para saciar a sede


6. Conclusão: existimos desde sempre

Se, em Drummond, existimos desde o momento em que somos desejados, em Deus existimos desde sempre.

⇢ Cristo sempre existiu
⇢ Jeremias sempre existiu
⇢ Philippe sempre existiu
⇢ Você sempre existiu
⇢ Todos nós sempre existimos

Somos seres espirituais criados pelo desejo de Deus.

E somos formados humanos por Ele conforme Salmos 139:13-16:

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”


Imagem: internet