A essência da adoração é...

...adorar a Deus, o Pai, em espírito e em verdade.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-24 
Somos um espírito, que tem uma alma, que habita um corpo. Não somos um corpo com espírito e alma. É o contrário. Nosso corpo é apenas uma capa, uma embalagem, onde habita o nosso espírito. Quando adquirimos essa consciência mudamos nossa ótica. E nessa nova ótica fica mais claro compreender a grande obra de Deus e o que é adorar a Deus em espírito e em verdade.

...adorarão o Pai em espírito << adorá-Lo através da essência do ser >> ...e em verdade... << verdade de vida, de comportamento, ações e atitudes. A consciência da existência refletida no corpo físico e nos relacionamentos humanos >>

Como adorar o Pai em espírito e em verdade? 
Tendo um coração segundo o coração de Deus.

Alguém pode fazer alguma coisa para ganhar um coração segundo o coração de Deus? O coração de Deus não se ganha, se herda, se recebe, se hospeda, graciosamente, pacificamente, amorosamente, como virtude, como dom. Não há atitude humana que “ganhe” o coração de Deus. Deus antes de tudo, antes de qualquer atitude do homem, Ele olha o coração. É o que está escrito em I Sm. 16.7: 
O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 
Mesmo antes do profeta Samuel ir ou até estar, fisicamente, na casa de Jessé para ungir a Davi, o Senhor já havia falado sobre o homem que ele havia escolhido: “...o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo...” I Sm 13.14. A versão da Bíblia Judaica é ainda mais linda: “...ADONAI buscou para si um homem segundo o seu coração, e ADONAI o escolheu para ser príncipe sobre seu povo...”. Davi ainda não era um homem formado, não havia feito nada de importante ou de destaque, era apenas um guri; Davi apenas existia. Mesmo menino, já tinha um coração que correspondia ao coração de Deus. Mas que tipo de coração era esse? O que havia de especial para atrair os olhos de Deus?

Em Atos 13.22 lemos Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’. Davi tinha um coração suficientemente obediente para cumprir a vontade do Senhor. Desde pequeno servia sua família, cuidando das ovelhas; isso representa um coração humilde, apto a servir a Deus. Defendia suas ovelhas ao ponto de enfrentar a própria morte; retrata um coração livre do egoísmo, habilitado para amar o povo de Deus.

Ore a Deus e peça que Ele mude o seu coração, por que 
para Deus nada é impossível. 

Imagem da internet