O passado não determina o futuro

Disse certa vez Lair Ribeiro: “o sucesso do passado não garante o sucesso no futuro“. Esse pensamento é completamente correto e sempre estará atualizado, eternizado. 

Desejei parafraseá-lo nesse texto, para promover uma reflexão com você. O fracasso do passado não garante o mesmo fracasso no futuro. E melhor ainda, nenhum resultado obtido no passado, com determinadas ferramentas, fórmulas ou receitas, poderá ser repetido no futuro, nenhum. Por quê? Porque tudo muda, a todo o momento, a cada segundo. “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”, dizia Heráclito. Considere um determinado vento, que sopra agora, nesse momento, seja aqui onde escrevo esse texto ou aí onde você o lê. O vento que sopra não é o mesmo para todos. O mesmo vento sempre soprará com velocidade e intensidade diferentes, por mais próximos que cada local estejam um do outro. Cada pessoa ou ser vivo perceberá o vento de maneira diferenciada. Quem sente mais frio ou quem sente mais calor, o perceberá com temperaturas diferentes. Algumas pessoas desejarão, amarão e agradecerão o vento no rosto, outras reclamarão.


O Pensador, de August Rodin

Assim foi comigo. Apresento a você uma analogia com o mercado de eventos, onde atuei por quase 20 anos. O mercado pelo qual eu me apaixonei em 1994 mudou completamente; não se parece em nada, com o que se tornou hoje. Dediquei 20 anos de minha vida, numa carreira, sem me reciclar, sem atualizar estratégias. Mantive o mesmo comportamento, operando no mesmo e altíssimo nível de estresse; quando percebi que o cenário estava mudando, percebi as mudanças, mas não reagi. Me tornei obsoleta e adoeci, quase morri. Em 94, o mercado de eventos era para pessoas ousadas, inovadoras criativas. Organizá-los significava criar novos caminhos para os setores industriais, criar estratégias, atender demandas; propor sonhos à empresários e auxiliá-los em sua realização. Promover eventos no passado era fascinante. Hoje a ambição corrompeu valores. A essência e a motivação foram alteradas. A mesma analogia, você pode fazer com qualquer área de sua vida.

Alguns poderão julgar que o avanço do tempo sempre mudará nossos cenários, por causa da evolução científica e tecnológica; mas o futuro não é prova de progresso. Evoluímos tanto, mas não somos eficientes e inteligentes o bastante para proteger nosso planeta, nossos recursos naturais? Por milhares de anos só usufruímos. Agora que o planeta apresenta péssimos sinais vitais, levantamos bandeiras de reciclagem e de sustentabilidade? Onde foi parar tanta inteligência? Afinal para que evoluir, se simultaneamente, destruímos a fonte de nossos recursos? Onde pretendemos chegar? Pra quê? Por quê?

Precisamos reciclar nossos conceitos e opiniões constantemente. O rio está fluindo e seguindo seu curso; a vida está passando; mais tarde poderá ser tarde demais. Hoje, neste novo dia, é o momento certo de repensar nossas vidas; repensemos nossa existência, podemos e devemos contextualizar, atualizar nossos planos e objetivos, reformular e renovar nossos sonhos. Eu mudo, você muda, o cenário muda; as comunidades, com as quais interagimos mudam. Então por que devemos sempre exercer os mesmos papéis? Não se torne obsoleto!