Dicas para Parar de Fumar

Que o cigarro faz mal, todo mundo sabe, mas poucos são prudentes.

1- Definir uma data específica para parar de fumar. Tornar esse dia especial com uma programação divertida (elabore uma programação para esse dia com locais funcionais para não fumantes - exemplos: locais para almoçar, jantar, dançar, cinema, teatro, salão de beleza. Ou ainda, academia, supermercado, piscina, etc.);

2- Defina a estratégia da parada imediata (melhor opção) ou da parada gradual (reduzindo a quantidade de cigarros ou adiando a hora de fumar o primeiro cigarro do dia);

3- Não frequentar ambientes onde se fuma;

4- Fazer atividades físicas regularmente;

5- Fazer uso de adesivos para auxiliar no controle da nicotina;

6- Consultar seu médico sobre medicamentos ansiolíticos para amenizar a ansiedade;

7- Fazer uso de balas e de goma de mascar para reprimir o desejo de fumar;

8- Beber muita água. Ter à mão em todos os lugares garrafinhas d´água.

Fontes: Instituto Nacional do Câncer, Drauzio Varella

Meu testemunho:

Já fumei em vários momentos de minha vida. O mais difícil de todos os momentos foi no começo de minha vida profissional. Comecei a frequentar os pavilhões de feiras de negócios e o estresse era frequente. Eu me apaixonei pelos bastidores destes eventos. A montagem era meu vício. Essa fase é a mais estressante. Naquela época havia a necessidade de virar noites, pois a quantidade de trabalho era absurda. Mais absurdo ainda eram os diversos níveis de especificações e detalhes. Lidar com as equipes de trabalhos, lidar com os expositores, ouvir reclamações, administrar atrasos e problemas de montagem, era um caos. Encontrei no cigarro um aliado, um amigo, um alívio. Não sei o porquê.

Mas este foi o período mais difícil, como fumante, pois o trabalho era desgastante e a vida financeira andava mal. Me lembro de várias vezes precisar filar cigarros da minha chefe, filar cigarros dos colegas de trabalho. Me lembro das madrugadas no pavilhão sem cigarro (naquela época era permitido fumar no pavilhão e o cigarro funcionava como uma espécie de moeda de troca). O pior era procurar por bitucas no chão, algo realmente deprimente, mas já vivi isso.

Já parei de repente e já parei de forma gradual. Não tive dificuldades para parar de fumar. As vezes em que me decidia, eu era realmente determinada. Acredito que qualquer pessoa possa parar de fumar, basta ter fé, autoconfiança e disciplina.

Hoje estou liberta desse vício. Mas confesso e declaro aos leitores que todas as substâncias, de todos os cigarros que fumei em minha vida contribuíram para meu avc. Desejo que todos os fumantes adquiram consciência corporal e procurem cuidar da saúde. 

LEIA MAIS:
http://drauziovarella.com.br/audios-videos/parar-de-fumar/