Quando a personalidade mata a individualidade

A individualidade é a sua essência. Você chega nesse mundo com ela, nasce com ela. A personalidade é emprestada. Ela lhe é dada pela sociedade.

A personalidade é uma coisa aprendida. A palavra "personalidade" vem de uma raiz grega que significa máscara - persona. É uma face que você veste; não é a sua face original. A personalidade é aquilo que você não é, mas tenta mostrar que é. A personalidade é aquilo que você tem de usar quando você se move na sociedade. Individualidade. Característica do que é individual, que diferencia uma pessoa; aquilo que está presente com o indivíduo: identidade. É o que faz com que alguém seja único. 

Vejamos um exemplo prático: Considere um sorriso. Se o sorriso vier da essência, então, ele se espalha por todo o seu ser. Você sente um profundo contentamento, se sente bem e abençoado; a benção permanece e se demora à sua volta, como um perfume sutil. Trata-se de um gesto sincero, autêntico.

Em cada ato de cada pessoa, você tem de observar. De onde vem esse gesto? Da personalidade ou da essência? Se vier da essência, a essência vai crescer, por que você vai lhe dar uma oportunidade de se manifestar, de se expressar. Se o gesto vier da personalidade, então a personalidade vai se tornar cada vez mais dura e vai sufocar completamente a essência.

Lembre-se repetidamente de observar: "De onde vem isso?".

Desde nossa infância, somos ensinados a viver em sociedade, em grupo, em comunidade. Costumamos desde pequenos a desenvolver nossa personalidade para manter essas relações. Assim, é desenvolvida uma corrida para  a melhor formação, para a melhor carreira, para o melhor trabalho, o melhor cargo, e um "sem-fim" de "melhores" e de competições. Há até algum esforço para a preservação da individualidade, mas o resultado é que a essência vai dando cada vez mais espaço ao ego.

Quando aceitamos a predominância da personalidade, perdemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro indivíduo com quem nos relacionamos. Além disso, nossa essência também se perde dentro de nós mesmos. Acabamos inconscientemente repetindo padrões e acabamos usando nossa personalidade para se relacionar com o outro, ao invés de usarmos nossa individualidade, nossa essência. 

Mas há uma lei universal a qual ninguém pode mudar: a verdade tem uma maneira de surgir. A verdade encontrará seu caminho. De um jeito ou de outro, a verdade acaba sendo conhecida. Mais cedo ou mais tarde a individualidade renascerá como a fênix. A individualidade pode surgir de forma violenta e revolucionar o ser; anular o poder do ego e revelar a pureza cristalina da vida. 

Não espere pela força da vida. Contribua a favor de você mesmo. Resgate a sua individualidade. Para seu bem e para o bem dos que estão à sua volta; para uma vida melhor. Para ser cada dia mais autêntico e feliz. Para viver relacionamentos saudáveis, honestos, puros e verdadeiros. 


Imagem: internet

Permita que as pessoas conheçam você em sua essência. E descubra a essência das pessoas ao seu redor. Você poderá se surpreender.