Viver com ou sem dor. A escolha é nossa.

Recebi essas palavras de uma amiga de longa data. Amável, gentil, sincera e ultimamente muito sábia. Refletindo sobre o conteúdo do e-mail dela cheguei à conclusão que o sofrimento é inerente à vida. 

Todos nós, sofremos no passado, no presente ou sofreremos no futuro. Isso é certo. Sempre com um sentido, com um objetivo. Seja para aprendizado ou para desenvolvimento do caráter. Sempre estaremos tendo a oportunidade de aprimorar nosso caráter.

Quando você pensar que está sofrendo, que sua dor é grande, que seu futuro é incerto. Tenha a certeza absoluta de que muitas outras pessoas estão passando por conflitos semelhantes aos seus ou ainda, bem maiores que os seus. Sempre. De histórias e referências temos muitas, sempre tivemos e nossos filhos sempre terão. Deus não nos entregou Seu único filho, sem antes nos dar os melhores exemplos e referências para nossa vida.

Se você não crê em Deus ou em Cristo, ao ponto de não reconhecer seus exemplos, histórias e referências, então apenas creia no milagre da vida. Creia na concepção da vida, no milagre da natureza.

Reflita:
  • Como uma mulher, trabalhando demais da conta, num trabalho ingrato e mal pago, consegue administrar família, casa, marido, trabalho e dois filhos excepcionais? Como administrar tantas variáveis, caminhar por “territórios desconhecidos” e ainda estar sempre sorrindo e cheia de disposição?
  • Como uma mulher depois de um acidente ganhando apenas uma nova condição (a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo), pode exibir uma carreira tão brilhante? Deputada federal, escritora, publicitária, psicóloga, colunista de revista, empreendedora social, ex-secretária municipal e ex-vereadora na Câmara de São Paulo.
  • Como uma mulher pode decidir viver sem dor depois de ser estuprada violentamente?

O que não se explica no natural só pode ser sobrenatural. 
E o sobrenatural que sempre vence é o divino, aquele que vem de Deus.


Todos nós sofremos. Mas devemos aprender dia após dia a lançar em Deus nossas angústias, temores e terrores. Precisamos aprender a dividir experiências. Acreditar no amor. Precisamos nos dar conta de que o nosso coração ainda bate, nossa alma ainda sente e de que nosso espírito ainda aprende.

Imagem: morgueFile free photos