Jesus x Botânica?

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês....um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira...(trecho de João 15.4 NVT)

Por acaso você compreende a profundidade e a importância desta analogia apresentada por Jesus? O entendimento que cada pessoa tem destas palavras pode variar demais, mas com um pouco de reflexão, estudo e curiosidade é possível compreender o sentido da mensagem.

Para facilitar o entendimento, há um vídeo que explica como a seiva de uma planta "anda" em seu interior. O vídeo explica como funciona o mecanismo de condução da seiva, mesmo contra a lei da gravidade, mesmo sem ter um coração ou um órgão contrátil. Clique aqui para assistir o vídeo

Agora reflita: Por analogia Jesus é a videira, o Pai é o lavrador, a Palavra é a seiva (ou a seiva seria o Espírito Santo?). Então, por analogia quem é o sol e quem é a água? Se os ramos somos nós, o que são os frutos? 

Imagem: internet
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mimSim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. (João 15.1-5 NVT)